A Leishmaniose Canina é uma doença infecciosa tropica, causada por protozoários, e é transmitida pelo inseto flebótomo, ou carrapato. Esta doença é extremamente contagiosa e pode ser fatal para os cães. Para prevenir a doença, existe a vacina leishmaniose canina, desenvolvida especialmente para cão.
O que é a vacina leishmaniose canina?
A vacina leishmaniose canina é desenvolvida para ajudar a prevenir a Leishmaniose Canina em cães. Ela é dada através de três injeções a cada três meses. Após essas injeções, um reforço anual é recomendado. Esta vacina ajuda a evitar o contágio pelo protozoário causador da leishmaniose, o Leishmania infantum.
Como funciona a vacina leishmaniose canina?
A vacina leishmaniose canina funciona através da produção de anticorpos, que ajudam a prevenir a doença. Estes anticorpos ajudam o cão a reconhecer as toxinas presentes na saliva do flebótomo ou do carrapato e impedir a infecção. Além disso, a vacina também ajuda a reforçar a imunidade do cão, à medida que os sintomas da leishmaniose vão surgindo.
Vantagens do uso da vacina leishmaniose canina
- A vacina leishmaniose canina é mais eficaz na prevenção da leishmaniose canina do que o tratamento. Ela impede que o cão se torne doente, mesmo nos casos em que os sinais e sintomas da doença já estão presentes.
- A vacina é segura e pode ser administrada em cães a partir dos seis meses de idade. Ajuda a manter o cão saudável, prevenindo-o de doenças que podem ser potencialmente fatais ou incapacitantes.
A vacina leishmaniose canina pode oferecer proteção aos cães do contágio da leishmaniose, que é uma doença extremamente contagiosa e que pode ser fatal. Se você quiser garantir que seu animal de estimação esteja protegido, visite a CLÍNICA VETERINÁRIA GATO.CAO, especializada no segmento de Clínica Veterinária. Lá, você pode conversar com os profissionais e ter a certeza de que seu cão estará seguro.