A castração cirúrgica é uma operação feita para retirar os órgãos reprodutores dos animais, principalmente cachorros e gatos. É uma cirurgia segura, rápida, como anestesia geral ou local, e tem sido muito recomendada por veterinários ao redor do mundo como uma forma de prevenção para doenças reprodutivas e comportamentais.
O que é a castração cirúrgica?
A castração cirúrgica é uma operação que visa tornar os animais incapazes de se reproduzir, além de atuar como prevenção contra doenças e comportamentos indesejados. Nessa cirurgia, o veterinário realiza a retirada completa dos órgãos reprodutores, ou seja, o testículo (no caso dos machos) e o útero e ovários (no caso das fêmeas), reduzindo desta forma as chances do cão ou gato passar por problemas relacionados à reprodução.
Como funciona?
A castração cirúrgica é um procedimento relativamente simples que visa retirar os órgãos reprodutores do animal. O procedimento pode ser realizado com anestesia geral ou local e é muito rápido, cerca de 15 a 30 minutos, dependendo do porte do animal. É necessário uma recuperação de dez dias, durante os quais o animal deve ser monitorado para evitar que ele se machuque ou machuque outros animais na região operada.
Vantagens da castração cirúrgica
Embora represente um sacrifício para os donos, uma vez que seus gatos ou cães não poderão mais se reproduzir, existem várias vantagens em realizar a castração cirúrgica nos animais. É importante, antes de decidir pela castração, ter em mente que ela não é a única solução para problemas comportamentais de animais de estimação, mas é uma importante forma de prevenção de doenças. Algumas das vantagens da castração cirúrgica dos animais de estimação são:
- Redução da agressividade: com a castração, os animais geralmente ficam menos propensos a brigas com outros animais e a agressão; Diminuição do risco de câncer no útero, seio e testículo; Redução dos odores característicos do pêlo; Diminuição das fugas do animal em busca de parceiros; Prevenção de doenças infecciosas relacionadas ao aparelho reprodutor e à reprodução; Uso de medicamentos menos custosos para tratamento de problemas de saúde; Redução do número de unidades abandonadas em abrigos e de animais de rua.
A castração cirúrgica é um poderoso aliado na prevenção de doenças e na melhora da qualidade de vida dos animais de estimação. Se você está